O PEAS (Programa Educacional de Atenção aos Jovens) propõe contribuir com o processo de autoconhecimento do Grupo de Desenvolvimento de Profissional – GDPeas e auxiliar na formação dos Jovens Protagonistas do Peas Juventude - JPPeas, criando oportunidade de discussão e reflexão sobre vários temas.
O nosso 1° módulo foi "Sonhos e Metas".
Sempre estamos enfatizando a importância de ter sonhos, pois são eles que nos projetam para o futuro. Existe sempre um motivo a mais para me empurrar para frente. Qualquer pessoa, independente da idade, pode ter sonhos. Aliás, deve ter sonhos. Muitas vezes esses sonhos são esquecidos pelas necessidades que surgem ao longo da vida, pelas escolhas que temos que fazer em função de momentos e situações vividas. Mas em determinada época da vida, quando certas etapas já foram cumpridas, quando há mais tempo disponível, e já podemos pensar mais em nós e não só nos outros, por que não podemos realizar sonhos que ficaram adormecidos em algum canto do passado ?
Sonhar revitaliza, dá novas energias, evita acomodação, afasta o medo porque a pessoa estabelece metas, se empenha em alcançá-las, amplia seus horizontes, conhece seus limites e ainda tem a oportunidade de superá-los. Isto proporciona autoconhecimento, dá mais confiança, faz com que se estabeleçam novos objetivos a serem atingidos.
Qualquer pessoa pode sonhar alto. Então é necessário preparar-se, aprimorar-se, lutar, empenhar-se muito, correr atrás daquilo que almejamos. Enquanto estamos empenhados em algo, o tempo passa, as dificuldades vão sendo superadas gradativamente, as barreiras transpostas e aquilo que poderia parecer inatingível, cabe direitinho em nossas mãos, como um prêmio ou um presente divino, fruto de um esforço pessoal, de aprimoramento, muitas vezes exterior e interior, causando uma emoção muito grande e dando-nos a certeza que com trabalho, dedicação, fé, coragem e muita determinação podemos conquistar o que desejamos.
Tudo aquilo pelo qual lutamos, ao conseguirmos tem um sabor muito especial. São emoções únicas, que nem o tempo pode apagar. Viver é muito bom.
Veja como iniciamos o Peas 2011: